PSE

Programa Social Escolar

O Programa Social Escolar é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e trabalha com diversas ações para a permanência do estudante na escola e o combate aos casos de desistência e evasão, aproximando escolas e famílias no acompanhamento da vida escolar do aluno.

Pioneiro na região, o Programa é desenvolvido em parceria das secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar e Ministério Público. As ações realizadas pelos profissionais colaboram com a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador para medir a qualidade do ciclo básico do ensino brasileiro, por causa da prevenção à evasão escolar.

O trabalho de monitoramento auxilia na permanência do estudante e combate os casos de desistência dos alunos. As visitas são periódicas, e a equipe é encarregada de apurar possíveis dificuldades que interfiram nas atividades educacionais como evasão escolar, violência doméstica e problemas sociais por meio de visitas regulares às residências dos estudantes.

Os agentes sociais escolares fazem as visitas nas escolas, residências dos alunos e colaboram com a emissão e autorização e 2ª via da carteirinha do Passe Escolar e a atualização do cadastro no Programa do Governo Federal Bolsa Família (já que para permanecer é necessário que a criança tenha 85% de frequência escolar). Além de encaminhar quando necessário aos setores da Administração Municipal.

As visitas ocorrem por solicitação da própria unidade escolar que por relatório pede o acompanhamento dos agentes à residência. Eles observam o comportamento familiar e, se for preciso, orientam os pais a comparecerem a um serviço de atendimento oferecido pelo Município.

Dependendo da situação de vulnerabilidade da família e sua necessidade, é solicitada, também pelos agentes sociais, cesta emergencial do Banco de Alimentos e do Fundo Social de Solidariedade e, em caso de violência ou exposição ao perigo, é encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Se você presenciou ou vive situações nos termos acima descritos, entre em contato com a diretoria da unidade escolar, eles te darão todo auxilio necessário, mais informações no site do programa, clique no link  abaixo; 

 http://www2.itanhaem.sp.gov.br/educacao/programa-social-escolar/