Protesto e confusão na Câmara de Itanhaém

 A 47ª Sessão da Câmara de Itanhaém neste mês de Abril, foi marcada por muita confusão e protesto dentro e fora do local. Praticamente durante toda a sessão houve gritos e manifestações, principalmente na apresentação de um dos vereadores (não citaremos nomes, para manter nossa imparcialidade) que de conforme sessão anterior do dia 11, o mesmo fez menções desrespeitosas a servidores presentes no dia (conforme consta em vídeo da TV Câmara no Youtube da 46ª sessão), agora neste retorno, não perdoaram o dito vereador e durante a sessão (47ª) apresentaram-se em mais de 30 participantes, adentrando ao  local com cartazes em protesto, lembramos que em razão de seus direitos. Em todo o tempo da reunião, existiu uma vasta disputa entre as vaias dos manisfestantes e  os aplausos dos apoiadores do Camarista. A sessão chegou ser paralizada por algum tempo, mas os conflitos não cessaram, ao ponto de ameaças entre os presentes e diversas repreenções em relação as gravações sendo realizadas por celulares. A professora universitária (Sra.M) de aproximadamente 60 anos, por muito pouco não foi agredida, além de ter seu celular tomado por um opositor, entretanto o aparelho fora resgatado ao ser encontrado no chão. Tamanha rivalidade expôs apresentações de: "dedos na cara", "não enconste em mim", "me respeitem", "você não me conhece", entre outros termos utilizados no momento tenso; mas não parou por aí, ao lado de fora manifestantes de diferentes opiniões travavam debates entre si, um homem chegou próximo de ser agredido por estar tentando gravar o ocorrido, inclusive sobre ameaças de pessoas que não queriam ser filmadas por direitos e preservação das suas imagens, por outro lado o respeito e integridade a liberdade de expressão. 

Nos do Blog do Chiarelli lamentamos os fatos  e não nos direcionaremos ao que é certo ou errado, visto que ao presenciar tal discórdia, as razões e culpas sobressaem-se para ambos os lados. Não estamos fazendo referências aos parlamentares, mas sim as pessoas, trabalhadores, seres humanos que buscam direitos e respeito e assim acabam por se submeterem a conflitos desnecessários, simplesmente por obterem pontos de vista distintos, mas que na verdade a maioria dos ali presentes, de ambos os lados estão à procura de melhorias não só para seus ofícios como também para o Município. E é neste exato  momento em que, os lideres responsáveis ou competentes políticos (assim chamados) e que foram eleitos pela população, devem agir com equanimidade mantendo a ordem e procurar reconhecer os erros que levaram a tal situação, não em repulsa, mas encontar uma solução cabível para que futuramente evitem tais aglomerações e fatos semelhantes.

Antes de falar o que pensamos, devemos analisar nos colocando, nem que seja por um breve momento, no lugar contrário, assim poderemos sentir a receptividade das nossas próprias palavras.

Edgard Chiarelli