Praia do Suarão

 Praia do Suarão

A Praia de Suarão bairro formado em 1917 é um dos mais antigos do Município, tem seu nome originado da tradução tupi, conforme a união dos termos çuu que tem o significado de "animais de porte grande" e aron "rugido ou ronco", dá-se pelo fato da região ter sido habitada por animais de aspecto avantajados (grandes). 

Uma praia afável, encantadora com uma extensa orla que predomina uma vegetação de restinga, árvores e muitos coqueiros. Os quiosques espalhados no decorrer das areias, oferecem aos visitantes diversas iguarias além da nutritiva, refrescante e saborosa água de coco, um local muito frequentado por surfistas por suas abundantes ondas apropriadas para prática do esporte. Encontra-se também em um determinado local da praia, um linda escultura de Jesus Cristo abençoando essa maravilhosa costa. 

As belas casas de veraneio também se fazem presente e o "centrinho" do local oferece uma vasta variedades de comércios, bares, restaurantes, sorveterias, hoteis, pousadas, parque de diversão e tudo o que um belo bairro praino tem de melhor. 

Vale muito lembrar a Histórica Igreja de Suarão, provavelmente a maior da cidade. O lançamento da pedra fundamental deu-se em 09 de fevereiro de 1952. Em outubro de 1955 foi inaugurada a Igreja de Nossa Senhora de Sion, sendo a Missa presidida por Dom Idílio José Soares, na época, Bispo Diocesano e foi acolitado por Mons. Lino Passos. A Igreja de Suarão pertencia ao Círculo Operário do Ipiranga que dava assistência aos operários da região, assim como a seus familiares, tinha como responsável o Revdo. Pe. Pedro Balint, que foi iniciou as atividades do Círculo. Foi doada à Diocese de Santos em setembro de 1971.

Em 26 de março de 2012 foi constituída Paróquia em celebração solene presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos sendo o primeiro pároco Padre Esteban Juan Suberviola Gonzalez.  


Conheça Suarão, mais um pedacinho das maravilhas de Itanhaém.


Edgard Chiarelli