Praia do Gaivota

Praia do Gaivota, inicia-se logo após o bairro do Cibratel II findando na divisa com Peruíbe, sendo assim a última Praia do Município de Itanhaém. Pouco antes do limite encontra-se o desfecho do Rio Preto, mais conhecido como Rio Coca-Cola, devido a semelhança de suas águas com a cor da famoso refrigerante, segundo comenta-se, suas águas negras são benéficas para a saúde devido ao solo rico em iodo e ferro. Também o local terra indígena Piaçaguera, onde eram permitido visitas a reserva, mas devido a pandemia encontram-se suspensa.

Próximo a orla, localiza-se uma pequena ilha onde podemos vislumbrar diversas aves marinhas, em principal a Gaivota, cujo o nome da praia, a bela ave também marca sua presença por toda extensão da areia,  sobrevoando e pousando próximo aos banhistas. Em toda extensão litorânea encontram-se diversos quiosques que oferencem aos frequentadores espaço com mesas e cadeiras, bebidas, porções e boa música, aos que instalam seus guarda-sol, tendas e cadeiras, recebem a cordialidade de ambulantes locais com diversos produtos como bebidas, alimentos, boias, cangas, entre outros. 

Os vôos de paramotor e paratrike estão presentes no local e são uma ótima opção para quem gosta de emoção e aventura.

Na avenida principal a Av. Flácides Ferreira (Balneário Gaivota) assim como todo o Bairro e proximidades, encontra-se uma extensa variedades de comércios, bares, lanchonetes, restaurantes, farmácias, posto de saúde, mercados, pousadas, sorveterias, academias, depósitos, adegas, padarias, açougues, lojas de roupas, auto-posto, veterinários, imobiliárias, entre tantos outros, que completam a região de maneira consistente e efetiva. Conta-se também com um belo parque de diversão ao lado da Praça Principal que além de quadras livres esportivas, playgroud infantil, lojinhas de artesantos, é também palco de diversos eventos nos feriados e finais de semana.

Praia e bairro do GAIVOTA, local em grande desenvolvimento, com uma atmosfera incrível, que apenas quem mora ou já visitou o lugar pode afirmar sua verdadeira essência.

Edgard Chiarelli