Praia da Saudade

 Praia da Saudade

Saudade, atributo de uma praia com encanto de paz e serenidade, sua atmosfera é perfeita para quem quer refletir e lembrar dos momentos saudosos, especialmente durante um deslumbrante e magnífico por do sol. 

Em sua verdade a praia é o álveo do rio que circunda o morro Sapucaitava, é amparada por criações rochosas, como a Pedra do Carioca e o Costão, o caminho que conduz a praia fica pela Rua sebastião das Dores.

Próxima as praias do Sonho e dos Pescadores, localiza-se também perto do centro de Itanhaém e mesmo com essas magníficas,belas e movimentadas vizinhança, a praia da Saudade se mantém deserta, consolidada, transmitindo a seus visitantes um sentimento nostálgico em seu ambiente plácido e harmonioso com uma paisagem incrivelmente sedutora.

Vale lembrar que apesar de não haver ondas, é necessário ter muito cuidado com sua constante alteração na correnteza, pois trata-se do encontro entre o rio e o mar, e em questão de instantes lugares aparentemente rasos ficam mais profundos.

Além da bela paisagem, também é possível avistar ao horizonte a famosa Ilha das Cabras, juntamente a Praia dos Pescadores e o encontro do Praião (como já descrito), com o Rio Itanhaém, que formam a região conhecida como Boca da Barra.   

Tanto na parte da manhã quanto nas tardes de sol, as belas e habituais Gaivotas se fazem presente, completando a magnitude do local.

A Praia da Saudade também é um excelente local para a pesca, tanto a artesanal quanto a amadora.  

O Rio Itanhaém que envolve a praia da Saudade tem mais de 2 mil kilometros de extensão e é considerado a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, no qual encontra-se diversas espécies de vida marinha.

Finalizo essa prazerosa matéria, informando que a ponte que cruza o rio Itanhaém, próxima à Praia da Saudade, recebeu o nome de Sertório Domiciano da Silva, homenagem feita ao pescador que antes da construção da ponte fazia a travessia da população em seu barco.


Edgard Chiarelli