Liberação do Uso de Máscaras em Itanhaém

Liberação do uso de máscaras em Itanhaém:  Como estão se comportando as pessoas na atual situação, quais opiniões e atitudes nos locais públicos e comércio?

O blog do Chiarelli realizou uma pesquisa a esse respeito e saiba o que estão dizendo os munícipes .

As opiniões são diversas, a sensação de liberdade para uns e a de preocupação para outros. Bom vamos voltar um pouco no tempo, ao início da pandemia, muitas pessoas não queriam aderir ao uso da máscara, compreensível, pois dificil ter que acreditar na terríevl situação que se instalava no país e no mundo, entretanto o efeito cruel da epidemia fez por concientizar a população de modo geral. Já hoje em dia, desprender-se do habitual uso da máscara se torna, não digo difícil, mas sim prudente.

Voltando a nossa cidade de Itanhaém, presenciei grande parte dos comércios onde seus funcionários e proprietários já não utilizam máscaras, porém os consumidores na maioria ainda usam a proteção.

As opiniões divergem. Muitos comerciantes dizem que o ato demonstra confiança e liberdade, alguns se preocupam alegando o motivo de estarem mais expostos pela diversidade de frequentadores em seus estabalecimentos que por direito exercem o ato de não usar máscaras. De um modo geral deparei com as seguintes convicções, vejam: "Jogada política pelas eleições deste ano", "Deveriam já ter liberado antes do carnaval", "Ainda usarei a máscara, não tenho confiança nessa pesquisa da saúde", "Acho que o uso da máscara em lugares fechado que circula muita gente é necessário, evita contágio de outras doenças", "Sempre achei desnecessário o uso de máscara, não acho que resolve", "Vou continuar usando ainda não terminou todas as doses da vacina", "Com máscara ou sem máscara cada um tem sua hora", "Já faz tempo que não uso a máscara, só quando tenho que entrar nos locais obrigatórios", "Temos que ter conciência e usar para proteger aqueles que são mais sensíveis a doença", " O uso em lugares fechados deveria ser pra sempre", pontos de vista que devemos respeitar, são opiniões diversas que fazem sentido para cada um e ainda caminhando pela cidade dá pra sentir essa realidade, pessoas demosntrando totalmente ar de liberdade e outras com um certo receio estampado por baixo de suas máscaras. Mas não se tem mais obrigatoriedade, (lembramos que em locais de saúde, postos e hospitais, assim como transportes público ainda não foi liberado), como disse não precisa mais se utilizar da máscara, porém é sabido que, logicamente não é proibido se utilizar da mesma e se você ainda se sente inseguro, utilize, mesmo porque qualquer contágio, até de uma simples gripe pode ser evitado.

Acho muito importante os pensamentos e posicionamento das pessoas, ainda muito mais é, em respeita-los. Vida que segue e com desejo de muita saúde a todos com a benção de Deus e de Nosso Senhor Jesus.


Edgard Chiarelli