Banco de Alimentos

Banco de Alimentos garante segurança alimentar para famílias de baixa renda

Famílias de baixa renda, que tem integrantes que fazem tratamento com quimioterapia, hemodiálise ou tratamento de tuberculose tem a máxima prioridade para a equipe

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Banco de Alimentos, promove ações que garantem a segurança alimentar e desenvolve um papel fundamental para famílias de baixa renda no município. O principal objetivo é garantir uma alimentação de qualidade obedecendo à cadeia de nutrientes necessários para a recuperação de pessoas que estão num quadro de comorbidades. O sucesso deste trabalho só é possível graças à ajuda de parceiros comprometidos com a estruturação e a fomentação do mercado produtivo rural na cidade.

Hoje o Banco de Alimentos, envolve profissionais de diferentes áreas como nutricionistas, assistentes sociais e administradores que atuam diretamente nas ações que permitem à manutenção de uma cadeia de apoio a população de baixa renda.

A seleção das famílias em estado de vulnerabilidade social ou que possuem integrantes que apresentam quadro de comorbidades, é realizado por uma equipe de profissionais de diversos setores como CAPS, Unidades de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde e o CRAS da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além do Ministério Público e Organizações Sociais.

Informações do grupos de Assistência e Desenvolvimento Social

CRAS GAIVOTA – Centro de Referência da Assistência Social

Av. Flácides Ferreira, 775 –  Gaivota

Telefone: (13) 3429.2903

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS OÁSIS – Centro de Referência da Assistência Social

Rua José Batista Campos, 1572 – Oásis

Telefone: (13) 3427.7660

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS SUARÃO – Centro de Referência da Assistência Social

Av. Cabuçu, 100 – Suarão

Telefone: (13) 3427.3286

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


PAAS AMÉRICA – Posto de Atendimento e Assistência Social

Rua Las Vegas, 20 –  América

Telefone: (13) 3427.2771

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


GRUPO CONVIVER

Rua Sebastião das Dores, 29, na Praia dos Pescadores

Telefone: (13) 3426.6761

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CASA DA MULHER

Rua Alberto Barbosa, 347  – Jardim Oásis

Telefone: (13) 3422.1716

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Dalton Miller Pessoa, 120 – Jd. Umuarama

Telefone: (13) 3427.7853

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CENTRO POP – População em Situação de Rua

Rua Vítor Meireles, 51 – Belas Artes

Telefone: (13) 3427-5390

Horário de atendimento: 8 às 17 horas


Famílias de baixa renda, que tem integrantes que fazem tratamento com quimioterapia, hemodiálise ou tratamento de tuberculose tem a máxima prioridade para a equipe.

A união que faz toda diferença

O sucesso do trabalho de segurança alimentar do Banco de Alimentos é resultado da união entre a sociedade e o poder público. Dentre os parceiros do programa estão os supermercados e agricultores da nossa região. Os alimentos produzidos por meio da agricultura familiar e empresas, são recebidos pelos profissionais do Banco de Alimentos e logo em seguida são verificados passando por um rigoroso processo de triagem, onde são separados e devidamente embalados para serem entregues as famílias. Frutas, legumes, verduras, carnes e leite, são alguns dos itens que compõe os kits de alimentos.







fonte e informação: www2.itanhaem.sp.gov.br/2022/02/23/banco-de-alimento-garante-seguranca-alimentar-para-familias-de-baixa-renda/